Concluído o programa de capacitação técnica para os Directores dos TMU e ADM. Municipais 22.04.2025
Palavras-chave
Concluiu-se nesta terça-feira, 22 de Abril, em Luanda, a capacitação técnica de responsáveis municipais e provinciais dos transportes, no âmbito do programa de expansão dos transportes públicos em Angola.
Luanda, 22 de Abril de 2025 _. Terminou hoje, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, a capacitação técnica para Administradores Municipais, Directores Provinciais e Municipais dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana de 18 províncias e 164 municípios de Angola. A iniciativa, que decorreu de 14 a 22 de Abril, insere-se no âmbito do programa de expansão dos transportes públicos no país.
Ao longo da formação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos técnicos no domínio dos transportes terrestres e mobilidade para o desempenho eficaz das suas funções.
O Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Énio Costa, acompanhou de perto o decorrer da capacitação, transmitindo palavras de incentivo aos formandos. Em suas intervenções, o PCA da ANTT sublinhou a importância de munir os órgãos locais com o conhecimento técnico necessário para identificar e priorizar acções nos programas de investimento público, visando aprimorar o sistema de transporte a nível local e garantir maior coesão territorial na aplicação das políticas e medidas dos transportes terrestres.
Énio Costa destacou o papel fulcral dos gestores municipais na construção de terminais rodoviários de passageiros e de mercadorias, construção e manutenção de abrigos e paragens de transportes públicos, instalação e conservação da sinalização de trânsito, segurança rodoviária e na gestão eficiente dos espaços de parqueamento, entre outras responsabilidades vitais para a mobilidade urbana.
O PCA da ANTT reafirmou o apoio incondicional da Agência na continuidade das formações destinadas aos órgãos locais, anunciando que as próximas etapas de capacitação deverão ocorrer a nível local, descentralizando ainda mais o acesso ao conhecimento e promovendo o desenvolvimento das competências em cada município.