Transportes discute dificuldades e desafios a enfrentar pelo sector06.06.2024

Palavras-chave Transportes discute dificuldades e desafios a enfrentar pelo sector

O Ministério dos Transportes realiza, hoje e amanhã, na cidade portuária do Lobito, província de Benguela, o 15.º Conselho Consultivo, que vai abordar temas ligados a projectos estruturantes do sector dos Transportes e a importância das infra-estruturas logísticas no crescimento da economia nacional.

Sob o lema "Consolidar as Reformas no Sector e Potencializar Angola para um Hub Regional de Transportes e Logística", o evento aborda o planeamento urbano no contexto da mobilidade e dos transportes e a intermodalidade urbana e os benefícios para a mobilidade urbana.

De acordo com o porta-voz da actividade, Lourenço Pina, o encontro tem como objectivo avaliar a caminhada e realizações feitas pelo ministério até ao momento, tendo como base os conselhos técnicos realizados no sector da Aviação Civil, Marítimo e Aeroportuário e nos Transportes Terrestres. Visa ainda avaliar as principais plataformas, portos e aeroportos, de forma a potenciar as trocas comerciais.

"Vão ser avaliados os indicadores de performance do sector, as dificuldades e desafios e como optimizar os ganhos olhando para as oportunidades", afirmou.

Lourenço Pina fez saber que, de igual modo, vão ser analisadas formas de garantir que os passageiros possam transitar e desembarcar em Angola com segurança e maior facilidade, com suporte de transporte ferroviário e rodoviário. Para a componente carga, referiu, o objectivo é que o país conste na categoria dos países facilitadores da movimentação de qualquer tipo de mercadoria. Outro objectivo está relacionado com a necessidade de melhorar as performances das agências reguladoras, como podem ajudar as empresas públicas e privadas que actuam no sector dos transportes para terem melhor desempenho e tornar a regulamentação mais simplificada.

"Em relação às infra-estruturas, vamos ouvir os parceiros e ver como podemos melhorar as vias de acesso, para facilitar desde o comércio transfronteiriço até dentro do território", avançou, acrescentando que a vandalização das infra-estruturas, principalmente ferroviária, é um caso crítico que afecta tanto o transporte de pessoas, como de cargas, por isso o Ministério do Interior, através da Polícia Nacional, vai participar no encon- tro alargado e dar contribuições enquanto parceiro. 

De acordo com o porta-voz do evento, serão ainda debatidos aspectos ligados aos táxis que funcionam por aplicativo.

"Estamos a registar cada vez mais a existência dos aplicativos que facilitam a vida das pessoas, daí a necessidade de regular melhor a actividade”, disse. 

Potencial

A cidade do Lobito conta com duas importantes infra-estruturas do Corredor do Lobito, que se projecta muito além das fronteiras nacionais, com impacto estruturante em todo o espaço da Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Um deles é o Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), que atravessa as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, até às fronteiras da República Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia.

O outro é o Porto do Lobito, que assegura uma elevada percentagem de volume do comércio internacional de toda esta sub-região, com destaque para os minérios provenientes da RDC e da Zâmbia.

Além destas, a província de Benguela conta ainda com o Aeroporto Internacional da Catumbela, cujo processo de certificação ainda decorre.

O evento terá transmissão via Zoom, apenas para as pessoas ligadas ao sector dos Transportes inscritas.

13-09-2024 03:26:34 | 13-09-2024 03:26:44
Não encontrou o que precisa?

A ANTT disponibiliza um formulário online para que tire as suas dúvidas ou registe sugestões, elogios e reclamações/denúncias.
O nosso objectivo é ouvi-lo! Seja uma dúvida, sugestão, solicitação ou reclamação, queremos que se sinta à vontade para partilhar as suas impressões connosco.

Fale Connosco
Subscrição de Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter, e mantenha-se a par das últimas notícias sobre a Agência Nacional dos Transportes Terrestres.

remover subscrição