ANTT Avalia Condições nos Postos Fronteiriços para Serviços Transfronteiriços13.08.2025
Palavras-chave
Equipas da ANTT visitaram hoje, 13 de Agosto, os postos fronteiriços do Luau, Santa Clara e Yema, para avaliar as condições de implementação dos serviços transfronteiriços
No âmbito da implementação dos serviços de transporte rodoviário transfronteiriços e concomitantemente a implementação do Decreto presidencial n.º 136/24 e o Decreto Executivo n.º 6/25 que aprovam a implementação/operacionalização das medidas referentes ao transporte rodoviário transfronteiriços entre Angola e a RDC, três equipas da ANTT foram destacadas para as fronteiras do Luau (Moxico), Santa Clara (Cunene) e Yema (Cabinda). O objectivo é realizar um levantamento das condições de trabalho necessárias para a efectivação dos serviços da ANTT nestes postos fronteiriços.
No posto de Santa Clara, a equipa, sob a liderança do Administrador da Área de Operações, Juscelino de Oliveira, manteve reuniões com a Directora do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Cunene, a Directora da 6ª Região Tributária da AGT e o Chefe da Delegação Aduaneira local.
No posto do Luau, técnicos seniores da ANTT reuniram-se com o Delegado regional tendo apurado as condições necessárias para o arranque.
No posto transfronteiriço do Yema, a equipa, chefiada pelo Director de Material Circulante, Ramiro Magalhães, trabalhou em conjunto com os serviços aduaneiros da região. Foi confirmado que as condições de espaço para o arranque dos serviços da ANTT estão criadas, o que permitirá assegurar a legalidade e a ordem no transporte e trânsito de veículos e mercadorias nesta fronteira.